1877

Prefeitura Municipal de Saubara

Pular para o conteúdo
Prefeitura Municipal de
Saubara


Projeto Guarda Mirim

Detalhe do Programa

Responsável

Secretaria de Desenvolvimento Social

Descrição

Metas

Com a implementação deste projeto esperam-se os resultados abaixo: - Aproximação dos arranjos familiares constituídos, construindo e negociando canais efetivos de participação da família na construção do ser criança/adolescente; -Articulação dinâmica com as escolas, constituindo canais de compartilhamento; -Desenvolvimento de atividades culturais que viabilizem o exercício da criação e da produção cultural; -Aumento da auto-estima das crianças e adolescentes, oriundos de contextos empobrecidos e qualificar as suas relações interpessoais consigo mesmas com os outros e com o mundo e as expectativas de vida orientadas para valores mais positivos; -Aquisição das competências motoras, sociais, cognitivas e afetivas demonstradas a partir das atividades socioeducativas e de novos comportamentos que se refletirão nas criações artísticas, elaboradas através de fantasias, imaginações, universos de idéias, evidenciando a participação ativa com a cultura.

Indicadores

Existe uma incidência muito grande de evasão escolar, desagregação familiar, gravidez precoce, trabalho infantil em feiras e comércio local e uma ociosidade preocupante, principalmente entre aqueles residentes nas zonas periféricas. As crianças e adolescentes a serem atendidos pelo projeto são, em sua grande maioria, afro-descendentes, membros de famílias extremamente pobres, desagregadas, cujos responsáveis legais encontram-se desempregadas ou em situação de subemprego. Existe grande incidência de casais separados, sendo que os jovens residem a mãe e seu novo companheiro, onde as relações são conflitantes e/ou violentas, o que provoca baixa de auto-estima, sendo refletida em suas relações com parceiros, colegas e familiares através de agressividade ou comportamento infantilizado, não de acordo com a idade. A defasagem idade/sério escolar é mais um agravante para o futuro destes jovens, obrigando-os à convivência com faixas etárias diferenciadas (mais jovens) o que dificulta o crescimento emocional e interfere na auto-estima.

Resultados

1. Garantir a permanência das crianças na escola 2. Capacitar e desenvolver o conhecimento do menor aprendiz ( a partir de 14 anos) assistido pela Associação Guarda Mirim Municipal de Saubara na área de auxiliar administrativo 3. Proporcionar condições de complementação da renda familiar, profissionalização e fortalecimentos dos vínculos familiares.

Informação Adicional

I - Serviço Oferecido: II - Requisitos, documentos e informações necessárias para acessar o serviço: III - Principais etapas para processamento do serviço: IV - Prazo máximo para prestação do serviço: V - Forma de prestação do serviço: VI - Forma de comunicação com o solicitante do serviço: 1. Desenvolver o conhecimento dos jovens criando condições de desenvolvimento psicossocial utilizando a metodologia da arte da música, leitura e cultura, contribuindo para a profissionalização e formação de músicos. 2. Realizar atividades de educação ambiental através da técnica de reciclagem VII - Locais e formas de acessar o atendimento: VIII - Prioridades de atendimento: IX - Tempo para espera do atendimento: X - Prazos para realização do serviço: XI - Mecanismos de comunicação com os usuários: XII - Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações: XIII - Fornecimento de informações acerca das etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização dos serviços, inclusive estimativas de prazos: XIV - Mecanismos de consulta, por parte do usuário, acerca das etapas, cumpridas e pendentes, para a realização do serviço solicitado: XV - tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento: XVI - Requisitos básicos para o sistema de sinalização visual das unidades de atendimento: XVII - Condições mínimas a serem observadas pelas unidades de atendimento, em especial no que se refere a acessibilidade, limpeza e conforto: XVIII - Procedimentos alternativos para o atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível: XIX - Outras informações julgadas de interesse dos usuários: