1877

Prefeitura Municipal de Saubara

Pular para o conteúdo
Prefeitura Municipal de
Saubara

Grupos de 16 municípios celebram a cultura popular em Saubara. IX Encontro de Cheganças, Marujadas e Lutas entre Mouros e Cristãos da Bahia

Fonte: Dep. de Comunicação
30/07/2022 às 09h41

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Grupos de 16 municípios celebram a cultura popular em Saubara.

Após dois anos impedidos de realizar seu já tradicional cortejo pelas ruas da pequena Saubara, no recôncavo baiano, mais de 200 pessoas de 20 grupos vão se encontrar para o IX Encontro de Cheganças, Marujadas e Lutas entre Mouros e Cristãos da Bahia  que acontece dias 4, 5 e 6 de agosto de 2022 (quinta a sábado). Estarão presentes grupos de Saubara, Prado, Paratinga, Camaçari, Abadia, Camassandi, Bom Jesus da Lapa, Lençóis, Andaraí, Nova Viçosa, Taperoá, Mangal, Curaçá,  Jacobina, Alcobaça com a participação especial do grupo de Pão de Açúcar, município de Alagoas.

Este IX Encontro marca a consolidação da Rede de Cheganças, Marujadas e Lutas entre Mouros e Cristãos da Bahia que reúne 23 grupos das diversas regiões do estado, engajados no fortalecimento e permanência da sua tradição cultural. “Com esse movimento, busca-se incentivar a permanência da tradição das Cheganças na Bahia”, diz Rosildo Rosário, coordenador geral do evento. 

Desde 2013 são realizados encontros anuais, com forte engajamento dos grupos. Como em edições anteriores o Encontro é caracterizado por uma mostra cultural, por meio do desfile e apresentação de cada um dos grupos e também pelos momentos de formação política, como é o caso da mesa redonda ‘O poder da política de patrimonialização’, agenda importante dessa Rede, já que houve por parte do Estado da Bahia, o reconhecimento dos Grupos de Cheganças, Marujadas e Embaixadas da Bahia como Patrimônio Imaterial do Estado, rito formalizado em 11 de fevereiro de 2019, por meio da sua inscrição no Livro Especial de Expressões Lúdicas e Artísticas.

Um momento especial desse Encontro, é o lançamento da publicação que reúne o inventário desta importante tradição baiana e conta a história de 20 grupos, espalhados em 15 localidades de 8 territórios de identidade. Durante a produção do inventário, os pesquisadores, escutando os mais antigos, mapearam que havia grupos organizados em outras 26 localidades. 

Saubara - é um pequeno município de 12 mil habitantes. Está há 100 km de Salvador (pela Rodovia BR-101), entre as famosas Santo Amaro da Purificação e Cachoeira, no recôncavo da Bahia. Está localizada no interior da Bahia de Todos os Santos, próxima à foz do Rio Paraguassu. Expressões da cultura como o samba de roda, os grupos de caretas, as Caretas do Mingau - importante manifestação ligada às lutas pela independência da Bahia permanecem ativas em Saubara, assim como a forte produção artesanal em palha, as rendas e outras.

As Cheganças, Marujadas e Lutas entre Mouros e Cristãos da Bahia - são consideradas “danças dramáticas”. Essa expressão foi popularizada por Mário de Andrade e é o nome genérico utilizado pelos grandes folcloristas brasileiros para designar os grandes bailados populares que se baseiam num assunto determinado e têm, na sua maioria, partes faladas e representadas. No caso das Cheganças e Marujadas, os grupos retratam fatos históricos de forma lúdica e transmite para o observador a sensação de estar presenciando marujos dentro de uma embarcação em alto mar. No caso dos grupos que encenam as Lutas entre Mouros e Cristãos reunidos no território do extremo sul, os personagens mouros e cristãos travam uma batalha pela guarda da imagem do Santo São Sebastião e o permanente desejo dos cristãos em converter os Mouros ao cristianismo.

O IX Encontro de Cheganças da Bahia é uma realização da Associação Chegança dos Marujos Fragata Brasileira com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, apoio das Prefeituras de Saubara, Prado, Paratinga, Camaçari, Bom Jesus da Lapa, Lençóis, Andaraí, Taperoá, Alcobaça. É uma parceria entre Rede de Cheganças, Marujadas e Lutas entre Mouros e Cristãos da Bahia, Ilê Aiyê, Cecult- UFRB e Projeto Mestres Navegantes.


PROGRAMAÇÃO DO IX ENCONTRO DE CHEGANÇAS, MARUJADAS E LUTAS ENTRE MOUROS E CRISTÃOS DA BAHIA - 4 a 8 de agosto de 2022

Dia    4/8 (quinta-feira)

Hora 15h

Local Igreja de São Domingos de Gusmão

Atividade Apresentação do Grupo Chegança dos Marujos Fragata Brasileira

    

Dia 5/8 (sexta-feira)    

Hora 18h        

Local Casa da Cultura  

Atividade Sessão Especial da Câmara de Vereadores em homenagem aos grupos de Chegança de Saubara

Dia 6/8 (sábado)    

Hora 9h    

Local Casa da Cultura

Atividade Reunião entre as lideranças das Cheganças e representantes do Estado e comunidade em geral.  

Mesa redonda – O poder da política de patrimonialização

*Nesse momento será reapresentada a publicação “Um navegar de encantos”    

15h    Desfile dos grupos pelas ruas de Saubara    

Saída da Rocinha até o palco principal

17h    Apresentação dos grupos    

19h    Encerramento    Apresentação da Banda Ilê Aiyê

 

Serviço:

O quê: IX Encontro de Cheganças, Marujadas e Lutas de Mouros e Cristãos da Bahia

Quando: 4, 5 e 6 de agosto de 2022

Onde: Saubara- Bahia

Custo: Gratuito

Saiba mais: https://chegancasdabahia.org.br/

Contatos para entrevistas:

Coordenação: Rosildo Rosário  71 98254.8856 

Produção executiva: Eliege Santiago 71 98253.2579